Resumo

O trabalho objetivou analisar a formação e a atuação profissional dos técnicos responsáveis pelas equipes de Voleibol de São José dos Campos, SP. O estudo, qualitativo, inspirou-se no “Conceito de Campo” de Bourdieu (1992). A literatura pesquisada abordou: esporte, voleibol e formação profissional em Educação Física. Constatou-se limitada discussão referente à preparação profissional no campo desportivo. Decidiu-se registrar no tempo presente o cotidiano profissional de um grupo, questionando como avaliam a formação em Educação Física perante as exigências de ser técnico. Por intermédio de entrevistas, coletaram-se depoimentos de seis técnicos, constatando-se: são licenciados; conteúdos da disciplina de Voleibol na graduação foram insuficientes; cursos de atualização são fundamentais; vivências enquanto atletas de Voleibol são importantes para a profissão. Concluindo, denotou-se importância de conteúdos de aprofundamento na graduação abordando técnicas e táticas do esporte, que não se limitem à iniciação esportiva, para que futuros técnicos, especificamente nessa cidade, correspondam com competência à formação de atletas de voleibol. Palavras-chave: História, formação profissional, voleibol.