Formação Continuada de Docentes: Diferentes Metodologias e a Experiência do Instituto Esporte e Educação em Busca da Qualificação da Prática Pedagógica em Educação Física
Por Rodrigo Paiva (Autor), Raquel Clementino (Autor), Adriano José Rossetto Junior (Autor), Ambleto Ardigó Júnior (Autor).
Em Coleção Pesquisa em Educação Física v. 10, n 4, 2011. Da página 83 a 88
Resumo
O Instituto Esporte e Educação (IEE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, há 10 anos, atua no sentido de contribuir com a formação do cidadão crítico, participativo e transformador de sua realidade, por meio da Educação Física e esportes, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. Considerando os diversos modelos de formação de professores propostos pelas literaturas nacional e internacional, o IEE procura aproveitar-se de diferentes orientações metodológicas para a formação de seu quadro de colaboradores em serviço. Os programas de formação continuada são as principais estratégias adotadas. O objetivo deste estudo foi verificar os impactos de diferentes modelos de formação continuada em serviço de professores de Educação Física utilizados pelo IEE. Os resultados sugerem que o uso combinado de diferentes modelos de formação continuada como Supervisão da Prática Pedagógica, Congressos, Seminários e Conferências internas, Formação continuada mensal no ambiente de atuação pedagógica dos professores, entre os outros, como reuniões semanais, estudos virtuais, etc. contribuem efetivamente para a formação do professor de Educação Física para atuar na dimensão educacional do fenômeno esportivo.