Formação Continuada de Professoras Responsáveis Pelo Componente Curricular Educação Física Inseridas em Contextos Educacionais Inclusivos
Por Gilmar de Carvalho Cruz (Autor), Khaled Omar Mohamad El Tassa (Autor), Marisa Schneckenberg (Autor), Letícia Chaves (Autor), Paulo Ricardo Soethe (Autor), Tallita Larrea Lopez de Andrade (Autor), Ana Caroline Araújo (Autor), Mariely Lukasievicz (Autor), évelyn Rodachinski (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.