Formação Continuada de Professores de Educação Física
Por Daniel Cesar Freitas (Autor), Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira (Autor), Alzira Izabel da Rosa (Autor), Renato Daniel Trusz (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Em Corpoconsciência v. 20, n 3, 2016. Da página 9 a 21
Resumo
O objetivo foi averiguar as investigações sobre a formação continuada e permanente de professores de Educação Física, por meio de uma revisão sistemática. A busca dos artigos foi realizada na base de indexação Lilacs. Os termos utilizados para a busca foram “formação continuada” AND “educação física”, “formação permanente” AND “educação física”, “formação continuada” AND “professores” AND “educação física”, “formação continuada” AND “docente” AND “educação física”. A busca efetuada resultou em 114 registros. Após o processo de inclusão e exclusão dos estudos, 22 foram selecionados para a análise final. Após a análise constatou-se que a partir de 2009 houve um aumento nas publicações tendo o seu ápice de publicações em 2012. Os resultados demonstram que existe uma distância entre o que é oferecido nos cursos de formação continuada e a realidade vivida nas escolas, pois ainda são oferecidos cursos padronizados não levando em consideração a especificidade de cada comunidade escolar