Resumo

: A formação continuada dos professores é um processo contínuo, dinâmico e colaborativo, que articula teoria e prática. Contribui para a construção de novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, competências e uma consciência crítica sobre a prática pedagógica. Entretanto, é desafiador desenvolver um programa que contemple essas características de forma significativa a prática docente. Objetivo: Apresentar e relatar a experiência da trilha esportiva do programa de formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de Joinville. Desenvolvimento: A rede municipal de Joinville apresenta um programa de formação continuada para professores com encontros presenciais e síncronos e com a frequência mensal. O componente curricular de Educação Física apresenta módulos formativos como: didático-pedagógica; inclusão de estudantes com deficiência; condições docentes; e currículo na prática, desenvolvidos por meio de oficinas (4h) e palestras (1h30 a 2h), sendo algumas obrigatórias e outras opcionais. Em 2022, cada docente realizou 16 horas de formação, escolhidas de acordo com seu interesse entre às 32 horas oportunizadas em oficinas (vivências paradesportivas, ginástica, lutas, xadrez, tênis de campo e beach tênis). Em 2023, a carga horária obrigatória foi 36h, com 21h30 dedicadas à atletismo, ginástica rítmica, tênis de campo, flagball, patinação, vôlei de praia, futevôlei e lutas para crianças pequenas, além de uma palestra sobre a trajetória esportiva com ex-atletas e paratletas. No primeiro semestre de 2024, houve oficinas (12h) de lutas, ginástica rítmica, artística e acrobática e uma palestra (2h) sobre esporte para pessoas com deficiência visual (atletismo e judô). Entretanto, houve outras oficinas que abordaram a temática esportiva de forma transversal, incluindo planejamento para compreensão, avaliação e evidências de aprendizagem (12h). Sugestões: Recomenda-se que as formações busquem articular e desenvolver o esporte no contexto escolar relacionados a Base Comum Curricular Nacional e com os currículos que norteiam a Educação Física Escolar tornando-se inclusiva a todos.

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