Formação Continuada de Professores: um Projeto de Extensão voltado à Educação Física Escolar na UDESC
Por Gabriel Costa de Souza (Autor), Alessandra Catarina Martins (Autor), Leonardo Egerland Souto (Autor), Alexandra Folle (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A vivência durante o ensino superior perpetua por muitas vezes a vivência de pilares que regem a base da universidade, quais sejam: o ensino; a pesquisa; e a extensão. Esses pilares fazem partem do tripé universitário, sendo essenciais e pautados em lei pelo artigo 207 da Constituição Federal. O ensino está relacionado à sala de aula e às disciplinas, a pesquisa relacionada às investigações e à busca pela solução dos problemas, enquanto a extensão visa a troca de conhecimentos e experiências entre universidade e comunidade. No contexto de projetos de extensão na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), um projeto de extensão se destaca, sendo esse o Curso de Atualização de Professores de Educação Física Escolar (CAPEFE), o qual tem como objetivos promover palestras, discussões e intervenções práticas relacionadas a propostas didático-pedagógicas e aos conteúdos da Educação Física escolar; relatar e debater experiências de prática pedagógica desenvolvidas por professores e estudantes em situação de estágio. Este estudo tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas durante o CAPEFE no ano de 2024. No respectivo ano o curso realizou sua 11ª edição, tendo como foco a temática: ‘Atletismo na escola: aspectos teórico-metodológicos para a Educação a Educação Física’. O curso foi realizado em dois períodos (noturno), após experiências de edições anteriores que demonstraram maior aderência dos professores escolares, por ser em horário extraclasse. A realização do evento contou principalmente com a presença de professores atuantes da região, assim como de estudantes em formação do curso de Licenciatura em Educação Física. Durante a realização do curso, dois professores, um em cada noite, realizaram palestras e oficinas sobre as temáticas. Uma professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um professor da Universidade Federal de Mato Grosso, especialistas no ensino da modalidade realizaram as intervenções. Ambos começaram suas atividades com uma palestra, contextualizando sobre o atletismo na escola e posteriormente trabalhando com a criação e a adaptação de materiais para serem utilizadas nas atividades que foram propostas nas oficinas. Além da construção de materiais, as atividades práticas envolveram estafetas, brincadeiras e jogos relacionados ao atletismo que pudessem ser trabalhados dentro das escolas. Dentro das oficinas, foram trabalhadas diversas provas do atletismo, como as corridas (curta distância, com obstáculos e marcha atlética), os saltos (com vara e distância) e os arremessos e lançamentos (confecção dos pesos, martelos e dardos). Essa ação de extensão e formação desenvolvida no projeto possibilitou e tem possibilitado ao longo dos anos que os professores já atuantes e que irão ingressar em breve no mercado de trabalho consigam se atualizar e adquirir conhecimentos diversos sobre a Educação Física e suas atualizações ao longo dos anos, priorizando a atualização em torno de estratégias didático-pedagógicas que possam ser implementadas nas escolas, especialmente em relação a conteúdos que os professores escolares indicam, nas edições participadas, terem maiores dificuldades para implementar em suas práticas pedagógicas.