Resumo

Na presente pesquisa objetivou-se analisar os significados que um grupo de professores de Educação Física, atuantes na rede pública de ensino da cidade de Bauru/SP, atribui à formação continuada no processo da profissionalidade docente. A metodologia empregada na investigação é de natureza qualitativa e inspirou-se no método de abordagem da história do tempo presente. Como técnicas de coleta de dados utilizaram-se, além da revisão da literatura, análises documentais e fontes orais. Por intermédio da entrevista semi-estruturada foram coletados os depoimentos de um grupo de professores do ensino básico da rede pública estadual de Bauru/SP. Os relatos e documentos oficiais foram discutidos à luz da literatura e emergiram como evidências dos depoimentos os seguintes temas principais: as concepções, os significados e a relação dos professores de Educação Física com a formação continuada; as expectativas dos depoentes quanto ao papel da escola e do Estado na formação continuada; e, a formação continuada e o desenvolvimento da carreira do professor de Educação Física. Constatou-se que os entrevistados concebem a formação continuada como um conjunto de diferentes possibilidades formativas, revelando a preocupação em manterem-se em formação ao longo da trajetória profissional. Alegaram não haver espaço para envolvimento nas fases de elaboração e implementação das ações formativas, denotando-se a despreocupação dos modelos atuais em reconhecer e valorizar os saberes experienciais dos docentes. Consideram a escola o lugar privilegiado para a formação, pois a prática pedagógica se constitui num processo de aprendizagem, onde o professor faz descobertas, aprende e reelabora seus conhecimentos e ações, necessitando, portanto, transformá-la no local de referência da formação contínua.

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