Resumo

A legitimidade das atividades circenses enquanto conteúdo da Educação Física escolar vem sendo conquistada, buscando reconhecimento e lugar no currículo. No entanto, a carência de materiais e de formação para a sua sistematização configuram-se como barreiras para que os professores sintam-se seguros de abordarem-nas em suas práticas pedagógicas. As formações, quando ocorrem, acabam sendo realizadas nos moldes tradicionais, muitas vezes negligenciando o protagonismo dos professores, perdendo, portanto, a oportunidade de trazer à tona os seus saberes experienciais, suas estratégias para lidar com as dificuldades e as características e peculiaridades das diversas realidades educacionais. Objetivos: A pesquisa tem como objetivo analisar os saberes docentes acerca das atividades circenses nas aulas de Educação Física, mobilizados por um curso de formação continuada com professores. Método: O estudo trata-se de uma pesquisa-ação. A intervenção ocorrerá por meio de um curso na modalidade à distância (online), tendo em vista que se busca ampliar o escopo de abrangência a nível nacional, além de incluir as novas tecnologias como suporte educacional. Toda sua estrutura, unidades didáticas, aulas e recursos utilizados estão sendo planejados e discutidos coletivamente em reuniões semanais do grupo de estudos dos autores,tendo como assessoria técnica profissionais das atividades circenses. O curso contará com uma carga horária de quarenta horas (40h), incluindo vídeos, textos, sugestões de materiais de apoio pedagógico, mesas redondas ao vivo e espaço para discussão em fóruns virtuais. Nesta plataforma, haverá duas turmas: uma geral e uma tutorada. Esta última terá acompanhamento no decorrer do curso, com envio de tarefas e recebimento de feedbacks. Os critérios de inclusão dos professores que farão parte da pesquisa (turma tutorada) serão: a) ter concluído Licenciatura em Educação Física; b) ministrar a disciplina Educação Física na Educação Básica. Será aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas no ato da inscrição. A análise dos dados das questões objetivas será realizada por estatística descritiva simples no software SPSS versão 22.0, enquanto que as respostas das questões discursivas e das tarefas solicitadas em cada unidade do curso serão analisadas pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). A apresentação dos resultados se dará em categorias, buscando analisar os principais achados relacionando-os com os estudos da área.

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