Formação Continuada Para a Gestão de Políticas Públicas de Lazer: Ações, Reflexões e Permanência
Resumo
Este trabalho relata a experiência de uma proposta de formação continuada para gestores públicos de lazer em municípios do Estado de São Paulo. O projeto, composto por três módulos – sensibilização, acompanhamento e avaliação –, foi criado para atender a uma demanda do Sesc São Paulo, deflagrada pelo Dia do Desafio, campanha de mobilização comunitária que objetiva sensibilizar as pessoas para a importância da prática esportiva e corporal e sua inclusão na agenda diária, em benefício da qualidade de vida da população. A proposta da formação continuada, intitulada “Políticas Públicas de Lazer: Possibilidades e Barreiras”, buscou promover reflexões sobre as políticas para o campo do lazer junto aos gestores – na sua maioria Diretores de Esporte ou Secretários de Esporte e Lazer – dos municípios participantes do Dia do Desafio na região do Vale do Paraíba, e foi organizada pelas Unidades do Sesc Taubaté e São José dos Campos. Coordenados pelo Grupo de Estudos de Políticas Públicas e Lazer da Unicamp, os encontros proporcionaram, no módulo de sensibilização, além de um debate conceitual sobre a questão do lazer, a reflexão sobre as principais barreiras encontradas na implementação de políticas públicas para o setor nas cidades levantadas a partir de cinco conceitos-chave, eleitos e redigidos para este fim: sociedade segura, cidadania, vida de qualidade, satisfação pessoal e coletiva e fruição dos espaços públicos. O resultado da dinâmica se desdobrou na eleição de um problema que os participantes deveriam solucionar. Problemas como: a concentração de espaços de lazer nas regiões centrais e sua ausência nas periferias, dificultando o acesso da população, bem como a ocupação desses espaços por usuários de drogas e o consequente afastamento das pessoas pela falta de segurança, foram apontados como barreiras à utilização dos espaços públicos de lazer. Posteriormente, realizou-se um exercício de reflexão que buscava levantar possibilidades para mudanças, criação de novas propostas ou a permanência de projetos já existentes nos municípios participantes, a fim de que estas e outras barreiras fossem transpostas. Cumprida esta primeira etapa, o projeto prevê, para o próximo módulo, a análise das políticas promovidas pelos municípios, a fim de expor caminhos técnicos, financeiros e de otimização de recursos para a permanência e/ou a criação de programas e o conhecimento de linhas de fomento para a consecução de políticas públicas. Finalizando a proposta de formação continuada, o último módulo procurará promover a formação em serviço dos gestores e auxiliar na elaboração de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações nas cidades. Assim, aproximando o conteúdo acadêmico/conceitual à prática de cada gestor, trabalhando com e a partir das próprias experiências já realizadas nas cidades, esperamos apoiar e dar sustentação às ações realizadas, garantindo o direito ao lazer para a população.