Resumo

Este trabalho teve por objetivo a análise da proposta de formação ,continuada de professores da Prefeitura de Porto Alegre na 3ª gestão da ,Administração Popular. Essa análise foi realizada tendo como dimensões: a ,finalidade educacional da proposta, a perspectiva de desenvolvimento da ,qualificação dos professores, as estratégias de ação utilizadas pela proposta ,e as identificações produzidas pelos dispositivos de formação. Com vistas a atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de natureza ,qualitativa, investigando em profundidade como se dá essa proposta de ,formação. Esse estudo envolveu uma pesquisa documental através da ,análise de leis, textos, revistas e diversas publicações da Secretaria ,Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), e uma pesquisa de campoque se desenvolveu através de entrevistas e observações tomando como ,unidade de análise uma escola da Rede Municipal de Educação, para ,melhor entender como se dá esse processo de formação. Os resultados obtidos demonstraram que como a finalidade ,educacional da proposta é potencializar uma educação crítica nas escolas ,municipais de forma a atender aos interesses das classes populares; as ,perspectivas de desenvolvimento da qualificação docente apontam para um ,desenvolvimento coletivo, plural e que parta das questões do cotidiano; as ,estratégias utilizadas apresentam um amplo leque de procedimentoscategorizados em eventos e programas, com ênfase no modelo interativoreflexivo ,desenvolvido pelo coletivo das escolas; as identificações ,produzidas pelos dispositivos de formação remetem à identificação pela ,integração e diferenciação a coletivos plurais, identificação política a um ,projeto histórico de transformação social e identificação a um estilo de ,profissional que é autor de seu fazer. Ao final do trabalho teceram-se considerações que apontam ,destaques, questionamentos e sugestões. Os resultados são ,problematizados a partir das visões de mundo descritas no quadro teórico.

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