Resumo
A formação continuada integra, com mais freqüência e determinação, as reflexões, estudos e pesquisas no campo da educação, mais precisamente, na década de 90. Nesta época as discussões tornam-se mais calorosas e propostas inovadoras surgem estimulando vários estudos e programas voltados para aprofundar questões acerca deste tema. A formação continuada passa a ser assumida numa dimensão intencional e planejada no sentido de provocar mudanças de atitudes no educador. Alimentada por um processo reflexivo, crítico e criativo, a formação continuada recupera a motivação e o estímulo do professor envolvido com seu cotidiano como pesquisador de sua própria práxis num desejo sensível e político de qualificar seu quefazer. Numa constante evolução, como um olho d água, o compromisso com o educador socializador de conhecimento objetiva intervir com boniteza, compromisso, prazer, saber e consciência política junto à sociedade. Nestas perspectivas, o estudo aqui sistematizado está voltado para a formação de professores como processo permanentemente acabado e inacabado, concluído e inconcluso. Seu caminho de descobertas iluminado pelo objeto, o estudo desbrava-se pelos nexos da problemática, norteado pelo objetivo de compreender qual o rebatimento na prática docente da formação continuada dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental do 3º e 4º Ciclos oferecida pela Rede Municipal do Recife-PE, em parceria com a UFPE, numa abordagem teórico-metodológica qualitativa de pesquisa. O universo de pesquisa a Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife-PE proporcionou possibilidades necessárias para a relação dialética da pesquisadora com os atores da pesquisa os professores de Educação Física do Ensino Fundamental do 3º e 4º Ciclos. Metodologicamente, podemos afirmar que, com o respaldo da pesquisa educacional, o questionário permitiu a caracterização dos atores e o uso da entrevista narrativa junto aos mesmos, proporcionou maior aproximação da realidade concreta. Levar em conta o eixo teórico-prático de uma concepção valorativa do conhecimento docente e dos saberes de caráter qualitativo acerca da intervenção do professor de Educação Física favoreceu a leitura crítica dos dados obtidos, sistematizada com base teórica crítico-reflexiva. Esta leitura forneceu argumentos de sustentação e afirmação do processo qualitativo de formação continuada dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental do 3º e 4º Ciclos oferecida pela Rede Municipal do Recife-PE, em parceria com a UFPE. Assim, foi possível afirmar que o mesmo tem rebatimento na prática docente pelo motivo de assumir o local de trabalho o universo escolar, como base desse processo formativo; por assegurar propostas e projetos plano de ensino, norteados pelas vivências e pelas experiências construídas pelos próprios professores e professoras junto ao conjunto de atores escolar. Para além destas análises e desvelamentos, as categorias boniteza, o quefazer, a dialogicidade, a conscientização, o inacabamento, a prática reflexiva, favoreceram múltiplos olhares. Olhares dialéticos em que a formação continuada, situada e reencantada, têm na articulação projeto escolar a ação concreta de seus atores como eixo de inovações e elaboração do conhecimento com o um dinâmico processo materializado na e pela interação, articulação e sistematização dos atores da práxis social