Formação de Atletas de Voleibol: Um Estudo de Caso Sobre Um Ambiente Favorável em Uma Escola
Por Daniel de Souza da Silva (Autor), Mariana Zuaneti Martins (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: O esporte na escola pode estar presente em mais de uma dimensão, ou seja, pode estar presente como conteúdo de ensino nas aulas de educação física ou enquanto uma atividade no contra turno escolar. Desse modo as atividades que acontecem no contra turno podem estar ligadas a treinamentos que possuem como objetivo a participação de competições escolares, o que pode ter como consequência a formação de atletas. Alguns estudos apontam que esse tipo de modelo pode contribuir para a conformação de uma carreira dupla, em que o atleta tanto se dedica ao esporte como aos estudos, o que seria positivo. Objetivo: Analisar se o treinamento desenvolvido no contraturno escolar permite a ocorrência de um carreira dupla ou se há concorrência entre as atividades esportivas e as acadêmicas. Metodologia: Esta pesquisa é um estudo de caso, cuja primeira etapa foi a realização de entrevistas com os alunos do terceiro ano do ensino médio da equipe. Resultados: Os alunos afirmaram que a escola é um ambiente favorável para a formação de atletas, mas relatam que devido a carga horária de estudos e de treinamento há dificuldade em conciliar os dois. Por conseguinte, acabam focando, na maioria dos casos, no treinamento pelo fato, o que é agravado no caso dos atletas que vieram de outras cidades para estudarem nessa escola e comporem a equipe, vislumbrando que isso poderia contribuir para se tornar atleta profissional.