Formação de Jogadores de Futebol: Princípios e Pressupostos Para Composição de Uma Proposta Pedagógica
Por Otavio Baggiotto Bettega (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), Márcio Pereira Morato (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em Movimento v. 21, n 3, 2015. Da página 791 a 801
Resumo
A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados.