Resumo

O manuscrito em tela emerge de um exercício de diálogo entre estudantes de Educação Física, professores-pesquisadores da educação básica e docentes atuantes na formação de professores em Educação Física. Nesse sentido, tem por objetivo refletir sobre a experimentação de princípios e práticas da Mídia-educação na formação de professores em Educação Física a partir do relato de um futuro professor.  A pesquisa é norteada por uma abordagem descritiva/qualitativa, e se inspira em estudos narrativos. O experimento pedagógico foi materializado com estudantes do 4º ano do ensino fundamental. Destaca-se como resultado das análises percepções positivas quanto ao experimento narrado pelo futuro docente, mas não sem lacunas, como é possível observar nas dimensões da avaliação, ou mesmo na ausência de debates éticos e estético no tocante ao experimento pedagógico materializado à luz da mídia-educação.

Referências

ABRAHÃO, Helena Menna Barreto; PASSEGGI. Maria. As narrativas de formação, a teoria do professor reflexivo e a autorregulação da aprendizagem: uma possível aproximação. In: SIMÃO, Ana Margarida Vieira da.; FRISON; Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Helena Menna Barreto. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas. Natal: EDUFRN, 2012. p. 53-71.

ALVES, Vinicius José de Lima et al. “A gamificação nas aulas de Educação Física: um relato de experiência no PIBID”. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 1093-1095, 2021.

ARAGÃO, Carla; BRUNET, Karla Schuch; PRETTO, Nelson Luca. Hackear a educação por dentro. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1–17, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/73348. Acesso em: 31 maio 2024.

ARARIPE, Evelyn et al. Guia mais educomunicação. Orientações, conceitos e metodologias para subsidiar as ações. Viração: São Paulo, 2013.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Comunicação e Educação Física: Movimentos Concêntricos no Diálogo entre as Áreas e seus Reflexos na e para a Escola. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 10-13, set. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2061. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola. 2 Ed. Natal: EDUFRN, 2017.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Potência acadêmica da Mídia-Educação Física brasileira e internacionalização do diálogo: reflexões a partir do livro Digital technologies and learning in Physical Education: pedagogical cases. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 338-339, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/9NksZfFdWXRbTFsDkKbgcvD/. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de (Orgs.). Vamos pensar as mídias na escola? Educação Física, movimento, tecnologia. Natal: EDUFRN, 2016.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas. Digitally Supported Assessment in Physical Education with a Social Pedagogy Perspective. In: Dania, A.; Farias, C. Social Pedagogy in Physical Education: Human-Centred Practice. Abingdon: Routledge, 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; OVENS, Alan Patrick; KNIJNIK, Jorge. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, n. 1, p, e002521, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/YfhtDWwDktL7PJYwVYqNz3n/ . Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; CAVALCANTE, Everton. Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 21, n. 1, p. e61515, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61515. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; SOUZA JUNIOR, Antônio Fernandes. Physical education teacher training and communication concepts in teaching considerations. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, p. 145-153, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/149190. Acesso em: 31 maio 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. A utilização da plataforma canva para a revisão das aulas de Educação Física: um relato de experiências do PIBID educação física UFRN. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 1574-1581, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15794/7825. Acesso em: 31 maio. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de; OVENS, Alan Patrick.; KNIJNIK, Jorge. Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere. Curriculum Studies In Health And Physical Education, v. 14, n. 2. p. 143-160, maio/ago. 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/25742981.2022.2072229 Acesso em: 31 maio. 2024.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação. Natal: EDUFRN, 2016.

ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Corpo e cultura de movimento: conceitos potentes na agenda de pesquisa de mídia e tecnologia na Educação Física. In: MELO, José Pereira de; ARAÚJO, Allyson Carvalho de (Orgs.). Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento: 18 anos de produção de conhecimento em Educação Física. EDUFRN: Natal, 2020. pp. 174-188.

BATISTA, Alison Pereira. Educação Física e Recursos Educacionais Digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 194f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081–1102, set. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF. Acesso em: 31 maio 2024.

BIANCHI, Paula. Formação em Mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CASEY, Ashley.; GOODYEAR, Victoria. A.; ARMOUR, Kathleen. M. Digital technologies and learning in physical education: pedagogical cases. New York: Routledge, 2017.

CAVALCANTE, Everton; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Digital educational resources in school Physical Education: an exploratory study on the MEC RED platform. Motriz, v. 28, n. 1, p. e10220002222, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/GNnyHcCqbGY9nQXQJzZrPyc/abstract/?lang=en#. Acesso em: 31 maio 2024.

CHAVES, José Vitor Mariano et al. “Podcasts nas aulas de educação física: um relato de experiência do PIBID Educação Física da UFRN”. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 333-235, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15706/7702. Acesso em: 31 maio 2024.

CHAVES, Paula Nunes et al. Construindo diálogos entre a Mídia? Educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, p. 150-163, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 31 maio 2024.

DANTAS, Eduardo Ribeiro. O corpo modificado, os discursos da mídia e a educação multirreferencial. 2002. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

FANTIN, Mônica. Conhecimento Estético, Tecnologias da Sensibilidade e Experiências Formativas de Crianças, Jovens e Professores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 26, p. 39–54, jul/set. 2018. https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8834. Acesso em: 31 maio 2024.

FANTIN, Mônica; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Cenários de pesquisa com e sobre crianças, mídia, imagens e corporeidade. Perspectiva, v. 37, n. 1, p. 100–124, jan./mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2019.e54575. Acesso em: 31 maio 2024.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 95-146.

FANTIN, Mônica. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 66–80, jan. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545. Acesso em: 31 maio 2024.

FONSECA, Fabio Batista; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Desafios no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS): uma Análise das Percepções dos Professores de Educação Física. Revista Conexão UEPG, v. 19, n. 1, e2322674 p. 01-16, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/22674. Acesso em: 31 maio 2024.

FUSARI, Maria Felisminda de Resende. TV, recepção e comunicação na formação inicial de professores em cursos de pedagogia. Perspectiva, Florianópolis, v. 13, n. 24, p. 67–91, 1995. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10704. Acesso em: 31 maio. 2024.

KELCHTERMANS, Geert. A utilização de biografias na formação de professores. Aprender, v. 18, p. 5-20, mar. 1995. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/21. Acesso em: 31 maio 2024.

LEITE, Leilane Shamara Guedes Pereira et al. O ensino remoto de Educação Física em narrativa: entre rupturas e aprendizados na experiência com a tecnologia. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28022, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/zwjhPff8QG3cFgQ8xxVQQZD/. Acesso em: 31 maio 2024.

MELO, Lucas Rafael Pacheco de et al. Uso de recursos educacionais digitais no PIBID: relato de experiência. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 342-244, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15031/7707. Acesso em: 31 maio 2024.

MENDES, Diego de Souza. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação contínua de professores de Educação Física. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_e5653f9954bd2b3d44e9674428f0080a.Acesso em: 31 mai 2024.

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; MIRANDA, Lyana Virgínia Thégida de. Mídia-Educação (Física) e metodologias participativas: a produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação fí­sica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 253–276, jun. 2016. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1928. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Nathalia Dória; ARAÚJO, Allyson Carvalho de.; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. Formação de professores no ensino remoto: relato da docência assistida. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, n. 1, p. e2022008, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e2022008. Acesso em: 31 maio 2024.

OLIVEIRA, Felipe Santos de et al. Ensino de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental via tema de pesquisa: diálogos com a comunicação e mídia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan./dez.2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/134146. Acesso em: 1 jun. 2024.

PEREIRA, Rogério Santos. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. 227 f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória em pesquisa-ação no ensino de graduação. 2000. 231 f. Tese (Doutorado em Educação Física) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

SILVA, Tatiana Camila de Lima Alves et al. O uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino da Educação Física durante o ensino remoto? Um relato de experiência no PIBID/UFRN. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, pp. 327-229, 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15027/7701. Acesso em: 1 jun. 2024.

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira et al. Apontando Possibilidades Pedagógicas na Educação Física a partir da Mídia Educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 26-40, ago./dez. 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2065. Acesso em: 31 maio 2024.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura digital: encontros com a formação continuada. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes; OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de; ARAÚJO, Allyson Carvalho. The debate of digital technology in the continuing Physical Education teacher education: uses and concepts for teaching and learning. Retos, v. 46, n. 1, p. 694-704, 2022. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/94484 Acesso em: 31 maio 2024.

Acessar