Resumo

Garantir acesso e permanência dos alunos com deficiência às escolas é um grande desafio no cenário educativo. Na disciplina de Educação Física, particularmente, observamos questões pedagógicas: adaptações curriculares, organização de conteúdos, reestruturação de aulas, como também desafiosoutros: ressignificação da participação nas aulas, questões corporais que atravessam a deficiência e seus desdobramentos na escola e sociedade, que culminam no discurso docente “não estou preparado para dar aulas para alunos com deficiência”. O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a formação continuada de professores de educação física na perspectiva inclusiva na modalidade online. Desta forma apresentamos nosso projeto de pesquisa de doutoramento, sustentado metodologicamente pela Ciberpesquisa-formação, bricolando os princípios da Multirreferencialidade, das pesquisas com os Cotidianos e a Cibercultura. O campo de pesquisa são os professores de educação física da rede municipal de Mesquita/RJ. O processo formativo docente na perspectiva inclusiva vem sendo construído em dispositivos síncronos e assíncronos articulando interfaces de webconferência e o Instagram. Nessa perspectiva, atos de currículo são engendrados com vista à emersão de conversas e narrativas diversas, em múltiplas linguagens e mídias a fim de compreendermos este fenômeno. Destacamos que é urgente atualizar processos formacionais docentes em vistas às demandas educativas diligentes. 

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