Formação de Professores de Educação Física Que Atuam com Alunos com Deficiência Intelectual
Por Talita Lima Chechin Camacho Arrebola (Autor), Maria Cristina Marquezine (Autor), Dirce Shizuko Fujisawa (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 15, n 1, 2014.
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a preparação dos professores de Educação Física frente ao trabalho junto a alunos com deficiência intelectual. Quatro professores de educação física que trabalhavam na Associação de pais e amigos dos excepcionais de Londrina foram entrevistados. As entrevistas foram gravadas e o material transcrito foi submetido à análise de conteúdo. Os dados revelaram que os profissionais entrevistados tiveram contato durante o curso com alunos com deficiência intelectual o que possibilitou, durante as disciplinas, uma melhor formação para atender a esses alunos. A conclusão do estudo indica que a experiência com alunos com deficiência intelectual e a disciplina que relacionava a Educação Física com a área especial levou alguns destes profissionais a ingressarem na área de educação especial.