Resumo

Introdução Como “Cuidar da Casa Comum: da Natureza, da Vida e da Humanidade”

Só se “A fomação do HOMEM é a grande missão da Humanidade. E (É) ser a ela que se consagre (a) desde (para) sempre a civilização, em todos os tempos e lugares, com as suas instituições e pelos mais diversos meios”. Jorge Olímpio Bento 

O presente Congreso ao adoptar o tema aglutinador de “cuidar da casa comum…” convida-me a reflectir sobre como formar esse Homen no contexto do Desporto. O Desporto tornou-se hoje a casa comum da Humanidade em todas dimensões da Vida Humana. Refiro-me aos contextos Social, Económico, Polítco, Cultural, Ecológico e Espiritual. Sendo assim, a formação do professor do Educação Física e Desporto (EFD) tende a passar por um debate que demonstre não só a actualidade das investigações nesta área, mas também, a situação de “crise” que ela enfrenta no contexto da formação profissional. A minha discussão centrar-se-á à volta da experiência vivida ao longo dos 32 anos como formador de professores de EFD em Moçambique. A minha tese estará assente sobre a pertinência de mudança do paradigma3 estruturador da formação do professor de EFD para o de formação do professor do Desporto.

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