Formação de Professores em Educação Física (Colômbia, Brasil, Argentina e Chile)
Por C. F. A. Zuluaga (Autor), S. Souza Neto (Autor), R. T. Iaochite (Autor).
Resumo
Este trabalho tem como foco de pesquisa as Orientações Pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Educação Física, contemplando o cenário do Estágio Supervisionado na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. A fundamentação teórica centra-se na Formação de professores. Especificamente neste trabalho se procuro, a) Conhecer as políticas públicas docentes sobre o Estágio Supervisionado da Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. Opta-se pela abordagem de investigação qualitativa, estudo de caso múltiplo, tendo como técnicas o análise de conteúdo e, o instrumento as fontes documentais. Entre os resultados observam-se a primeira Macrocategoria denominada Desenvolvimento Legislativo, Regulamentário e Acadêmico do Estágio Supervisionado (ES) na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile, contendo em conta o conhecer os diferentes procedimentos vinculados, entre eles, as políticas públicas no âmbito normativo e no campo institucional (Universidades), os quais incidem na formação dos alunos e também nas diferentes manifestações culturais das comunidades educativas. Dessa forma, depois de apresentar este percurso referente aos processos de formação de professores, em diferentes contextos educativos e países, os quais estão permeados, implicados e orientados por políticas, princípios e diretrizes influenciadas em seu desenvolvimento pelos mercados financeiros e econômicos atuais, o qual nos permite pensar que estes processos em seu interior, ou seja, na aplicação e desenvolvimento por parte dos atores principais (os professores), internamente tendem a remar contra a corrente em relação à ordem hegemônica destes mercados, processos e políticas públicas. Embora se acredite que apesar dos diferentes obstáculos que todos os países possam enfrentar é possível encontrar propostas que tentam romper com a inércia ou contra o dogmatismo econômico imposto para o desenvolvimento dos países e especificamente na educação. Como conclusão principal o há que revisar e analisar as OP nas novas dinâmicas e estratégias didáticas de ensinar e aprender, propondo metodologias acordes às exigências burocráticas e, aos requerimentos sociais, acadêmicos e contextuais desta em cada região (América Latina, Ibero América). Projeto realizado com apoio pela UNESP (Assessoria de Relações Externas - AREX -) e a Associação Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP).