Formação de Professores em Timor-leste: Um Modelo Assente na Responsabilidade Pessoal e Social Através da Educação Física
Por Céu Baptista (Autor), Fernando Santos (Autor), Artur Romão Pereira (Autor), Nuno Corte Real (Autor), Cláudia Dias (Autor), Teresa Dias (Autor), To M M a R T I N e K (Autor), Leonor Regueiras (Autor), António Manuel Fonseca (Autor).
Resumo
O plano estratégico de desenvolvimento de Timor-Leste (2011/ 2030) prevê uma alteração nas políticas de educação com ênfase na melhoria da qualidade da formação de professores dado o papel que estes desempenham na construção de uma juventude proativa e social-mente responsável. O modelo Te a c h i n g P e r s o n a l a n d S o c i a l R e s p o n s i b i l i t y (TPSR) apresenta--se como um exemplo de intervenção pedagógica no qual, através da atividade física e da prática desportiva, se promove a responsabilidade pessoal e social dos jovens professores na sua formação de base. O presente estudo reporta a aplicação do modelo TPSR na forma-ção de professores através da disciplina de educação física em Timor-Leste e procura, nos recém professores (a) comparar o uso de estratégias para o ensino de responsabilidade pes-soal e social, e (b) analisar os comportamentos dos professores em aulas de educação física do 1º e 2º ciclos do ensino básico. A amostra foi composta por um grupo experimental (GE, n = 15) que envolveu professores com experiência no modelo TPSR e um grupo de controlo (GC, n = 15) que integrou professores sem experiência no modelo TPSR. Os dados foram recolhi-dos através de observações sistemáticas com recurso ao To o l f o r A s s e s s i n g R e s p o n s i b i l i t y--Based Education (TA R E). Os resultados mostraram que o GE, em média, recorreu mais que o GC às estratégias para o ensino de responsabilidade, sendo as diferenças na utilização das estratégias “atribuição de tarefas” e “promoção da avaliação” estatisticamente significati-vas. Adicionalmente, no que respeita aos comportamentos dos professores, o GE revelou di-ferenças estatisticamente significativas na “integração”, “transferência” e “empowerment”.