Resumo
Conflitos estão presentes em todos os ambientes de forma inerente à sociedade, portanto não adianta negá-los ou ignorá-los. Originam-se em ideias diferentes, opiniões, expectativas e interesses divergentes. No contexto onde ocorrem as aulas de iniciação esportiva não é diferente. Pessoas que atuam como educadores precisam ficar atentas aos desdobramentos que os conflitos podem ter, por exemplo: situações de violência, agressões verbais ou físicas. O conflito pode ser visto como uma faísca inicial em uma possível fogueira de violência. Suas causas e componentes precisam ser conhecidos e identificados para seja possível preveni-la, controla-la e resolvê-la e podendo, inclusive, promover desdobramentos favoráveis para um bom relacionamento entre as pessoas envolvidas. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar mudanças na percepção de professores de Educação Física durante um processo de formação continuada voltado a prepara-los para lidar com conflitos que ocorrem em aulas de iniciação esportiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou gravações e transcrições de nove reuniões formativas e promoveu reflexão conjunta entre os participantes e o formador sobre mediação de conflitos. Participaram da pesquisa seis professores de Educação Física que ministram aulas de iniciação esportiva, no Instituto Esporte & Educação, uma ONG que atua no bairro de Heliópolis-SP. Os dados passaram por análise de conteúdo (Saldaña, 2011), tendo como referência três categorias pré-definidas: a) conhecimento; b) fazer; c) ser. A pesquisa revelou que o diálogo, estimulado principalmente durante a roda de conversa no final da aula, foi a estratégia que os professores mais utilizaram. Logo, verificaram que os alunos quando adotaram comportamentos de: ouvir o colega colocar-se no lugar do outro e respeitar diferentes opiniões, começaram a refletir sobre suas ações e, a partir disso, mudaram suas atitudes e passaram a agir diferentemente de antes. A troca de experiências, os exercícios em duplas e em grupos foram os destaques dos professores durante o processo de formação. Estudos nessa área podem oferecer importantes contribuições para viabilizar discussões sobre estratégias de ensino para lidar com conflito em aulas de iniciação esportiva visando promover um olhar para o desenvolvimento da convivência pacífica entre as pessoas, por uma educação pela paz.