Resumo

Introdução: A percepção de treinadores em formação universitária acerca da importância atribuída (IA) e domínio percebido (DP) sobre os conhecimentos (CCs) e competências (CPs) necessários à intervenção prática pode oferecer subsídios para as estratégias formativas. Objetivo: Comparar a percepção acerca da IA e DP sobre conhecimentos e competências de treinadores em formação universitária. Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. Participaram 9 treinadores estagiários, estudantes de Ciências do Esporte na Unicamp (3 mulheres; 6 homens; idade 22 ± 1,5 anos), que responderam a um questionário com 20 questões acerca da IA e DP sobre os CCs e 18 questões acerca da IA e DP sobre as CPs, dadas em escala Likert. Recorreu-se ao teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados e aos testes T de amostras independentes e U de Mann-Whitney para comparação das médias (p≤0,05). Resultados: As médias de IA foram significantemente maiores às de DP para os CCs (CC-IA=4,71±0,82; CC-DP=3,74±0,82; p=0,00) e CPs (CP-IA=4,80±0,52; CP-DP=3,90±0,80; p=0,00). As comparações entre cada aspecto dos CCs apresentaram médias de IA significantemente maiores em planejamento e gestão de treino; intervenção pedagógica; avaliação de desempenho; formação de atletas em longo prazo; implementação e avaliação de programas de treinamento; primeiros socorros; legislação; liderança; desenvolvimento de treinadores; comunicação com outros atores; autoaprendizagem; autorreflexão; filosofia; conscientização e criticidade da prática; e médias significantemente maiores de IA para as CPs de compreender diferentes contextos; analisar objetivos dos praticantes considerando o contexto; preparar um ambiente seguro de treino; planejar o treino; definir critérios e avaliar desempenho. Conclusão: Os treinadores em formação atribuíram grande importância aos CCs e CPs, contudo é preciso que as estratégias formativas fomentem o domínio de CCs e CPs de base profissional, inter e intrapessoal.

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