Formação de Treinadores Esportivos: Orientações Para a Organização das Práticas Pedagógicas Como Componente Curricular
Por Michel Milistetd (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), Carine Collet (Autor), Alexandre Bobato Tozetto (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 28, n 1, 2017. Da página 2849 a -
Resumo
Diante da importância da formação de treinadores no ambiente universitário e da relevância de diferentes bases de conhecimento para a atuação desse profissional, o objetivo do ensaio é apresentar orientações para a sistematização das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs) ao longo do curso de bacharelado em Educação Física. A preocupação do modelo de organização das PPCCs é de fortalecer o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à prática de treinadores esportivos, em função do nível de progressão do estudante no curso. Embora a centralidade do modelo proposto é a aprendizagem profissional do treinador esportivo, acredita-se que o processo de aquisição de competências possa ser direcionado também aos demais contextos de intervenção profissional em Educação Física nas áreas da saúde, da gestão e do lazer.