Formação de treinadores, quais os novos caminhos a seguir?
Por Gonçalo Carvalho (Autor), Pedro Sequeira (Autor), Nuno Loureiro (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo tem como figura central o treinador e procura perceber que conteúdos poderão ser mais relevantes na sua formação profissional, influenciando a sua ação. Foram analisados 26 artigos publicados nos últimos 5 anos por autores de referência na temática. A informação mais relevante reforça o papel da liderança e o valor das experiências sociais, dos ambientes positivos, das competências intra e interpessoais, da comunicação, da regulação emocional, da prática reflexiva e da análise de desempenho como determinantes na aprendizagem do treinador e subsequente sucesso dos seus atletas. (Bertram et al., 2017; Lopez et al., 2021; Newman et al., 2020; Redgate et al., 2020). Também é abordada a emergência de “Coach Educators” (Garner et al., 2021) e de “Player development Coaches” (Santos et al., 2017), o que reforça a importância de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional dos treinadores (e atletas). Estes dados recolhidos levam-nos a concluir que as boas práticas dos treinadores estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de diferentes competências e em diferentes esferas, para além das estritamente técnicas ou específicas das modalidades, sempre indispensáveis. Acreditamos que, para além das diferentes federações desportivas, a formação de treinadores pode ser extremamente efetiva sob a égide das instituições de ensino superior e de profissionais amplamente capacitados para proporcionar as influências e estímulos necessários na construção de percursos profissionais de excelência