Resumo
Este estudo teve como objetivo geral analisar os programas oferecidos por federações
nacionais de Ginástica (FNG) para formação de treinadores(as) de Ginástica para
Todos (GPT), tendo como foco as estratégias pedagógicas realizadas. Adotamos o
olhar da teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, considerando: os processos de
aprendizagem, que ocorrem através da interação entre a base biológica humana e o
meio; o desenvolvimento potencial, ou seja, os problemas que podem ser resolvidos
com o auxílio de pessoas mais experientes; a sugestão de que as estratégias de
aprendizagem devem ser efetivas para que constituam vivências (perijivânie). Dois
objetivos específicos constituíram as ações realizadas nessa pesquisa, direcionadas
aos(às) gestores(as) das instituições estudadas. O primeiro desses foi o mapeamento,
a descrição e a análise dos programas federativos de formação de treinadores(as) de
GPT. Todas as FNG afiliadas à Federação Internacional de Ginástica (FIG) foram
convidadas a responder questões sobre a concepção de GPT, organização,
importância do programa FIG Academy e o oferecimento dos programas de formação
de treinadores(as) de GPT. Questões abertas e fechadas foram disponibilizadas em
um questionário online hospedado na plataforma Google Forms®, em quatro idiomas.
Dessa etapa da pesquisa, participaram 44 instituições. O segundo objetivo específico
foi a análise das estratégias pedagógicas adotadas por esses programas, realizada a
partir de um questionário aberto enviado por endereço eletrônico. Foram convidadas
as 30 FNG que indicaram oferecer programas de GPT na consulta anterior, dentre as
quais seis responderam sobre o funcionamento de tais estratégias pedagógicas e as
relações entre os(as) aprendizes(as) e desses(as) com os(as) mediadores(as)
responsáveis. Todos os dados do estudo foram analisados por análise de conteúdo e
estatística descritiva, à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados demonstram que
a formação de treinadores(as) de GPT em nível mundial acontece em incidência
semelhante à formação para as modalidades ginásticas olímpicas. De forma geral, as
FNG oferecem tais programas como única ou principal formação exigida em seus
países, o que demonstra a importância dessas ações federativas. Como
frequentemente apresentado pela literatura, as estratégias pedagógicas tradicionais,
consideradas como aquelas que atribuem foco aos(as) instrutores(as) nas relações sociais, são as mais mencionadas. Estratégias pedagógicas inovadoras, que enfatizam a relação entre treinadores(as)-aprendizes(as) e mediadores(as) responsáveis e desses com a cultura envolvida, são também citadas. Por fim, a partir dos diversos contextos apresentados, sugerimos que as universidades podem auxiliar as FNG em reflexões acerca da temática, fomentando discussões que possam tornar as estratégias pedagógicas mais sociais e, de acordo com a teoria histórico-cultural, mais eficazes, na formação de treinadores(as).