Formação de Treinadores(as) Esportivos(as) na Universidade: Análise dos 10 Anos de Bacharelado em Ciências do Esporte da Unicamp
Por Yura dos Santos (Autor), Anderson Calderani Junior (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Para se tornar um(a) treinador(a) esportivo(a) no Brasil é obrigatória a obtenção do diploma de bacharelado em Educação Física (EF), devido à promulgação da lei em 1998 (BRASIL, 1998), salvo exceções ao futebol (BRASIL, 1993) e às artes marciais. Na UNICAMP o bacharelado com ênfase em Ciências do Esporte (CE) surgiu em 2009 e dentre seus objetivos está a formação de treinadores esportivos com competência para exercer atividades em diferentes contextos (FCA, 2018, “Área de Atuação”, para. 4). Após 10 anos de existência do curso, vê-se a necessidade de analisar como o currículo tem compreendido a base de conhecimentos que contribuem para a formação do(a) treinador(a). Côté e Gilbert (2009) descrevem que o(a) treinador(a) eficaz é capaz de aplicar de forma consistente o conhecimento profissional (conhecimentos específicos do esporte e áreas afins), interpessoal (interações sociais) e intrapessoal (conhecimento sobre si mesmo - introspecção e reflexão). Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar quantitativamente os conhecimentos profissional, interpessoal e intrapessoal compreendidos nas disciplinas obrigatórias dos currículos do curso de bacharelado em CE da UNICAMP, desde sua criação em 2009 até 2018.