Resumo

OBJETIVO:analisar a formação e a inserção do profissional de Educação Física (PEF) nos Núcleos de Apoio àSaúde da Família (NASF) do município de Uberaba, MG.MÉTODOS:Estudo descritivo, realizado por meioda análise documental. Consultou-se o Cadastro e-MEC para busca dos cursos de bacharelado em EducaçãoFísica,  modalidade  presencial,  em  Uberaba,  MG.  Após  a  identificação  das  instituições  de  ensino  superior(IES), procederam as análises dos projetos pedagógicos das disciplinas ofertadas e ainda leitura de seus web-sites, para identificação de programas interligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para verificar a inserçãodo  PEF  no  NASF  foi  realizada  pesquisa  no  Cadastro  Nacional  dos  Estabelecimentos  de  Saúde-DATASUS(competência 06/2017).RESULTADOS:Foram identificados dois cursos no município, sendo que ambos ofer-tam  componentes  curriculares  voltados  para  vertente  de  promoção  da  saúde.  Nos  dois  cursos  verificou-sea presenças de disciplinas que abordam: a) SUS; b) Atividade física e saúde; c) Práticas e estágio curricularobrigatório no setor saúde. Além disso, nas duas IES identificou-se programas distintos relacionados ao SUS:projeto  PET-Saúde/GraduaSUS  e  Residência  Integrada  Multiprofissional  em  Saúde.  Em  relação  ao  NASF,averiguou-se a existência de cinco núcleos no município, mas em nenhum há a inserção do PEF.CONCLU-SÃO:Verificou-se que não há fragilidade quanto à formação do PEF para atuação na Atenção Básica à Saúde,uma vez que os currículos contemplam conteúdos e oportunidades de aproximação da realidade por meioda prática e do estágio. Porém, a atuação do PEF acarreta desafios, pois não existe a inserção do mesmo nosNASF no município.

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