Resumo

A formação acadêmica é um processo importante na vida de qualquer indivíduo que busca uma realização profissional, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do seu processo de ensino aprendizagem. O objetivo desse estudo é verificar a formação dos acadêmicos do curso de Educação Física da Região do Cariri no que se refere ao trabalho com alunos com deficiência. A amostra foi composta por 51 pessoas de ambos os sexos com faixa de 20 a 35 anos. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas sobre a formação profissional a respeito das disciplinas de Educação Inclusiva elaborados pela pesquisadora. Os dados das entrevistas foram transcritos e realizada análise de conteúdo. Os dados dos questionários foram tabulados e analisados em programa estatístico. Os resultados mostram que 66,6% dos professores não possuem titulação adequada para ministrar a Educação Física Inclusiva e ainda acreditam que apenas essas disciplinas não preparam os alunos para lidar com a realidade, sendo necessária uma reformulação curricular e uma educação continuada. Os dados encontrados nos questionários revelam um receio por parte dos alunos para lidar com pessoas com deficiência, no entanto 75% acreditam que a disciplina proporciona um aprendizado satisfatório, onde 52,1% dos entrevistados relataram se sentirem preparados para inserir o aluno com deficiência dentro da sua aula e ainda 70,8% pretendem atuar dentro dessa área. Conclui-se então que apesar dos desafios encontrados e ainda existir uma carência muito grande na formação profissional para lidar com pessoas com deficiência, o estudo mostra ser notório o progresso e avanço dentro dessa área.

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