Resumo

O câncer é constituído por mais de 100 doenças ligadas ao crescimento desordenado de células e o tratamento pode variar entre, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e/ou transplante. O diagnóstico de uma neoplasia significa acessar um campo de possibilidades vinculadas a transformação físico-emocional, principalmente do sujeito acometido, porém a rede de pessoas que o circula, também é afetada. A questão da escrita é: estaria o currículo contemplando uma formação que respalda relações com a frustração humana, como por exemplo o luto? O objetivo geral é a ação de narrar as memórias de uma experiência, a partir de atividades com pacientes oncológicos e seus cuidadores. A metodologia decorreu do uso do diário de bordo, produzido a partir de uma intervenção com 15 sujeitos da AAPECAN. Consideramos que a Educação Física ao recorrer a rotina de práticas de atividades físicas aliadas a expressividade, ludicidade e afetividade produz respostas positivas no tratamento de pacientes oncológicos.

Referências

AAPECAN – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer. Site oficial. Disponível em: <https://aapecan.com.br/>. Acesso em: 17 set. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf>. Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Resolução nº 06, de 18 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em educação física, assim denominado, a serem observadas na organização, desenvolvimento e avaliação dos cursos, estabelecendo as suas finalidades, os princípios, os fundamentos e a dinâmica formativa. Disponível em: <https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2664>. Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP, nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=LICENCIATURA Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Parecer nº 2, de 09 de junho de 2015. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/nppc/files/2015/06/par-02-2015-dcns-formacao-professores.pdf>. Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf>. Acesso em: 05 out. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf>. Acesso em: 05 out. 2024.

CAETANO, Antônio Filipe Pereira et al. Impacto da atividade física na fadiga e qualidade de vida de pacientes com câncer. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 26, n. 6, p. 498-502, 2020.

CINTRA, Elisa Maria de Ulhôa. Sobre luto e melancolia: uma reflexão sobre o purificar e o destruir. Alter, v. 29, n. 1, p. 23-40, 2011.

CORREA, Leandro Quadro et al. Associação entre problemas de memória, atividade física e saúde mental em servidores públicos. Revista psicologia e saúde, v. 15, p. 1-13, 2023.

DELEUZE, Giles. Espinoza: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 223-240.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Org.). História geral da África. Vol. 1. São Paulo: Ática/Unesco, 2010.

KOVÁCS, Maria Julia. Educação para a morte: um desafio na formação de profissionais de saúde e educação. Tese (Livre-Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

LACAN, Jacques. O simbólico, o imaginário e o real. In: LACAN, Jacques. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. Para além do princípio de realidade. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & realidade, v. 30, n. 2, p. 93-106, 2010.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19. p. 20-28, 2002.

MANGIA, Ariella Sebastião et al. Que fatores clínicos, funcionais e psíquicos antes do tratamento são preditores de baixa qualidade de vida em pacientes oncológicos ao término da quimioterapia? Revista da associação médica brasileira, v. 63, n. 11, p. 978-987, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.

PEREIRA FRANCO, Maria Helena. Luto em cuidados paliativos. In: CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cuidado paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008.

PINTO, Gustavo Goulart et al. Luto e educação física – cenas de uma intervenção com acompanhantes de pacientes oncológicos. Revista saúde em redes, v. 10, supl. 2, 2024.

REN, Yiren et al. Affective music during episodic memory recollection modulates subsequent false emotional memory traces: an fMRI study. Cognitive, affective & behavioral neuroscience, 2024.

REN, Yiren; LESLIE, Grace; BROWN, Thackery. Visual sequence encoding is modulated by music schematic structure and familiarity. Plos one, v. 19, n. 8, p. 1-25, 2024.

SADE, Rossana Maria Seabra. Portas abertas: do manicômio ao território – entrevistas triestinas. Marília, SP: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SANTOS, Pedro Dalcin et al. Neoplasias e Educação Física: diálogos necessários à formação docente em área da saúde. Revista saúde em redes, v. 10, supl. 2, 2024.

SEVERO, Fernanda Maria Duarte. Morar em liberdade: retratos da reforma psiquiátrica brasileira. Brasília, DF; Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2020.

SPINOZA, Baruch. Ética/Spinoza. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto pedagógico do curso de educação física: habilitação licenciatura. Disponível em: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/educacaofisica/pagina_fixa/ppc/>. Acesso em: 05 out. 2024.

WORDEN, J. William. Terapia do luto: um manual para o profissional de saúde mental. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.

Acessar