Formação Docente em Educação Física no Brasil: do Pensamento Curricular à Produção do Conhecimento
Por Raffaelle Andressa dos Santos Araujo (Autor).
Parte de Formação Profissional e Mundo do Trabalho . páginas 97
Resumo
Introdução
Os desenhos curriculares de formação docente em Educação Física surgiram de diferentes momentos históricos que trouxeram marcas e características político-econômico-social em nosso país. É possível observar traços signifi cativos do pensamento curricular à produção do conhecimento demarcada por alguns avanços, mas, também, retrocessos em algumas destas estruturas curriculares. Inicialmente, para melhor compreensão do teor desses escritos, reporta-se ao aspecto conceitual do currículo o que tem sido desconforto em alguns atores sociais das instituições de ensino por não saberem expressar o real conhecimento que este envolve no processo formativo. Em geral, estes sabem sobre sua importância, entretanto, possuem difi culdades para expressar as relações em que o currículo está imbricado. Difi culdade implicada por ser uma “tradição inventada” (GOODSON, 2010), portanto, um artefato socio educacional de natureza plurívoca.