Formação docente em educação física: um olhar para as significações sociais atribuídas ao estágio curricular supervisionado
Por Patric Paludett Flores (Autor), Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor).
Resumo
A presente pesquisa busca diagnosticar os significados sociais definidos para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e analisar sua representatividade no processo de formação do futuro professor de Educação Física. A abordagem do estudo é baseada na pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Participaram da pesquisa os professores coordenadores do ECS de cinco cursos de Licenciatura em Educação Física de diferentes Universidades Estaduais do Paraná/Brasil. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário online com questões abertas. Para a análise das informações, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, emergiram-se três temáticas principais que subsidiam as significações sociais atribuídas ao ECS na Licenciatura em Educação Física das IES pesquisadas, a saber: a) apropriação da realidade escolar/formação da identidade docente; b) orientação de práticas curriculares do/no curso; e c) interação e comunicação entre universidade e sociedade. Nesse sentido, entende-se que o ECS pode se configurar como um dos componentes essenciais nos rabiscos iniciais do processo identitário docente em suas mais diversas facetas dentro do contexto escolar, bem como, o mesmo pode proporcionar avaliação do currículo do curso e estimular laços entre a instituição pública e a sua comunidade.