Formação Docente na Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil
Por Marta Genú (Autor), Anibal Correia Brito Neto (Autor), Eliane do Socorro Sousa Aguiar Brito (Autor), Meriane Conceição Paiva Abreu (Autor).
Resumo
Estuda os Programas de Pós-Graduação em Educação Física das Universidades Brasileiras para caracterizar a formação para docência. Classifica as Linhas de pesquisa, as disciplinas ministradas e o quantitativo de docentes vinculados à formação docente no Stricto Sensu. Analisa a perspectiva teórica empreendida na configuração das Linhas e disciplinas. Faz um estudo exploratório-descritivo, com fonte na Plataforma Sucupira e nas páginas dos Programas recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Encontra 39 programas típicos da área Educação Física, com denominações diversas e, 06 dirigidos para a formação docente. Conclui que há um número significativo de Programas que, mesmo vinculados à área Educação Física, apresentam heterogeneidade epistemológica no conjunto das disciplinas e nas Linhas de pesquisa que secundarizam, a formação para a docência.