Formação e Intervenção Profissional em Saúde Pública: Percepções de Profissionais de Educação Física
Por Ricardo Lira de Rezende Neves (Autor), Otávio Teles Assumpção (Autor).
Em Movimento v. 23, n 1, 2017. Da página 201 a 212
Resumo
Neste artigo buscamos analisar as percepções de profissionais de Educação Física sobre os processos de formação e seus reflexos na atuação em serviços da Saúde Pública em Goiânia/GO. Realizamos entrevistas com nove trabalhadores de quatro instituições da Secretaria Municipal de Saúde desta cidade. O material coletado foi analisado a partir da técnica de Análise de Conteúdo, com apoio do software Webqda. O rigor empregado na sistematização dos dados se deu pelo uso da técnica de saturação teórica e empírica. Os resultados apontaram que os profissionais veem a formação inicial: tradicional e tecnicista; mais centrada no campo da iniciação esportiva, atividade física, exercícios físicos, escola/didática e da academia de ginástica; e pouco focada nas necessidades dos serviços públicos de saúde, gerando fragilidade nesta dimensão da intervenção profissional