Resumo

As preocupações cone a formação e a prática pedagógica dos professores de Educação Física têm origem em minha própria experiência, como professora de Metodologia e Prática de Ensino, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). O contato com professores de Educação Física e com a realidade das escolas públicas ie 1° e 2" graus. fez com que eu refletisse sobre a seguinte situação que, comumente. se observa durante a realização do estágio supervisionado, na disciplina de Prática de Ensino: de um lado, professores desestimula.dos pelos baixos salários e pelo sentimento de impotência diante da necessidade de intervir na realidade escolar; de outro, estagiários manifestando suas angústias em 'ace da formação acadêmica que, segundo eles, não fornecia uma instrumentalização básica, Ieeessaria para o empreendimento de ações didáticas a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física. De minha parte, buscava equacionar os fatores que determinavam o desempenho do professor e, sobretudo, interrogava-me a respeito daqueles que diziam ter [prendido tudo o que sabiam na própria prática, desconsiderando totalmente a sua formação acadêmica de origem. Perguntava-me se a origem de suas práticas, muitas vezes extremamente racionais, não era, justamente, uma reprodução das que tinham vivenciado durante a formação acadêmica ou, até mesmo, durante sua passagem pelos bancos escolares. Essas indagações reforçavarn minha preocupação com a prática pedagógica dos professores de Educação Fisica. wabretudo considerando o distanciamento entre formação acadêmica e realidade escolar durante iroeesso de formação docente.

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