Resumo
O estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa “Formação de Profesores” especifcamente na área de interese “Experiências inovadoras na Formação de Profesores de Educação Física”. Tem como objetivo de estudo discutir as contradições presentes nas concepções sobre a Licenciatura e o Bacharelado evidentes nos discursos dos estudantes e profesores do CEDF/UEPA e da FEF/UFPA, nos Projetos Políticos Pedagógicos e nas Diretrizes Curiculares Nacionais contribuindo asim com o desenvolvimento teórico da área. Posui o seguinte problema: que concepções de Licenciatura e de Bacharelado estão presentes nos discursos de estudantes e profesores dos Cursos de Educação Física – CEDF/UEPA e FEF/UFPA, nos Projetos Políticos Pedagógicos e nas Diretrizes Curiculares Nacionais e quais as contradições evidenciadas nos discursos dos sujeitos e nos documentos? Fundamenta-se no materialismo histórico dialético como método e na análise documental. Realiza as análises das entrevistas dos sujeitos da pesquisa a partir das categorias do próprio método: metodológicas e de conteúdo (KUENZER, 208). Discute o contexto histórico da formação de profesores de Educação Física, o proceso de reformulação das Diretrizes Curiculares Nacionais (DCN) e as discusões epistemológicas da Licenciatura e do Bacharelado. Constata que existe contradição nos discursos dos sujeitos em relação às concepções de Licenciatura e Bacharelado com as existentes nos PPP dos Cursos em questão e com as determinações das DCN. Conclui que a Resolução CNE/CES 07/204 representou a disputa entre os setores, onde o setor reacionário/conservador ao definir nas normativas, a divisão da formação, a pedagogia das competências e o objeto de estudo conseguiu impor sua hegemonia.