Formação de Educadores e Educadoras Para o Lazer: Saberes e Competências
Por Leila Mirtes Santos da Magalhães Pinto (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 22, n 3, 2001.
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar sentidos da educação para o lazer na escola brasileira, tendo em vista discutir saberes e competências fundamentais para a formação de educadores e educadoras. A partir de duas tendências educacionais, inicialmente identificadas, o estudo, em um segundo momento, analisa saberes e competências que têm desafiado a formação de educadores e educadoras para atuar no lazer compreendendo-o como fenômeno social, componente da cultura historicamente situada, vivenciado em tempo e espaço disponíveis para o lúdico. PALAVRAS-CHAVE: educação; lazer e formação de educadores e educadoras. Formation of male and female educationists for leisure: knowledge and competences ABSTRACT: The aim of this study is to analyse senses of education for leisure in the Brazilian scholar field, through the discussion of fundamental knowledge and competencesfor the formation of male and female educationists. Starting from two educational tendencies, initially identified, this study, in a second stage, analyses the knowledge andcompetences which have been challenging the formation of male and female educationists for acting on leisure, regarding it as a social phenomenon, component of the historicallysituated culture, concerned in time and space available for playing. KEY-WORDS: Education; leisure; formation of male and female educationists. Formación de educadores e educadoras para el ocio; saberes y competencias RESUMEN: El objectivo de este estudio es analizar sentidos de la educación para el ocio en la escuela brasileña, teniendo en vista discutir saberes y competencias fundamentales para formación de educadores e educadoras. A partir de dos tendencias inicialmente identificadas, el estudio, en uno segundo momento, analiza saberes y competencias que tienen desafiado el fenómeno social, componentes de la cultura historicamente situada, vivida en tiempo y espacio disponibles para el juego.