Resumo

A formação em Educação Física a distância é um projeto inovador e pioneiro no mundo, tendo a UnB como uma das instituições precursoras. Este trabalho dissertativo teve como propósito (re)conhecer esta formação no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil. Para tal, elaboramos um estudo de natureza qualitativa, do tipo fenomenológico, cujo problema central foi entender como os docentes do curso de Educação Física da Universidade Aberta do Brasil, coordenados pela Universidade de Brasília, têm migrado da modalidade presencial para a modalidade a distância? Utilizando como base teórica a tese da Transposição Midiática (Garonce, 2009) coletamos os dados utilizando técnicas de observação e análise documental, bem como um questionário. Como fontes, utilizamos o PPP do curso, os planos de aula, e as aulas virtuais. Ao identificar diferentes categorias teóricas e técnicas de ação didática em ambiente virtual, separamo-las em dois eixos analíticos. Após análise, constatamos que os docentes não alteram suas ações didáticas no ambiente virtual, em comparação ao ambiente presencial, salvo algumas minudências. Com isso concluímos que esta formação está marcada por uma invariabilidade da ação didática somada a uma resistência tecnológica docente. Entretanto, percebemos que se trata de uma formação possível e funcional, mas ainda incompleta.

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