Formação em Educação Física e a Intervenção no Esporte de Crianças e Jovens
Por Angelo Maurício de Amorim (Autor), Ricardo Franklin de Freitas Mussi (Autor), Denize de Azevedo Freitas (Autor), Saray Giovana dos Santos (Autor), Fernando Reis do Espírito Santo (Autor).
Parte de Educação, Saúde e Esporte: Novos Desafios à Educação Física . páginas 321 - 349
Resumo
INTRODUÇÃO
A contemporaneidade apresenta novos desafios para a formação docente na Educação Física (EF) e para o trato com os diversos conhecimentos que compõem seu nicho central e os elementos periféricos, considerando as mudanças significativas oriundas do avanço tecnológico nas formas de acesso à informação e, consequentemente, nas relações humanas.
A partir da década de 1970, com o advento da chamada EF competitivista, sustentada na pedagogia tecnicista, o esporte passou a ser o principal conteúdo programático das aulas de EF, com suas práticas orientadas na perspectiva do rendimento. Isto, inicialmente, não representou problema aparente para a área, muito pelo contrário, atuou em prol de sua legitimidade (BRACHT, 2000).