Resumo

O contexto sócio-histórico faz com que os fenômenos “agressividade e violência” apresentem manifestações e compreensões bastante diversas. Tal fato nos fornece uma amostra de que o estudo desta temática é tão importante quanto complexo. Explícito e alvo de estudos, em diferentes espaços de convívio social, o comportamento agressivo ainda é pouco explorado em estudos relativos à formação esportiva de crianças e adolescentes. Diante da necessidade de ampliação dos conhecimentos acerca dessa temática, este estudo teve como objetivo analisar como os treinadores de categorias de base, de três diferentes modalidades esportivas coletivas, conceituam e lidam com a agressividade e a violência na formação esportiva de crianças e adolescentes. A amostra foi composta por dez treinadores das modalidades basquetebol, handebol e futebol atuantes nas categorias de base de uma instituição de formação esportiva localizada em Barueri. Foram adotados os procedimentos de coleta e análise dos dados propostos no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os discursos nos permitiram compreender que o grupo participante do estudo não demonstrou clareza conceitual sobre os termos agressividade, agressão e violência, porém demonstraram um saber particular sobre o tema na prática cotidiana. A amostra evidenciou, em 80% dos casos, a preocupação na orientação dos atletas no sentido de evitarem o comportamento agressivo, com intenção de machucar, porém todos concordam que a agressividade é importante para o esporte.

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