Resumo

O estudo constata que existe já há algum tempo na Educação Física uma crítica dos problemas causados pelo modelo de esporte competitivo, utilizado como instrumento nas aulas de Educação Física. Partindo das principais e graves consequências para a formação do sujeito a partir deste modelo esportivizado, teremos por objetivo verificar se houve historicamente propostas concretas para a tentativa de transcendência desta Educação Física escolar esportivizada, visando assim estabelecer uma prática educacional capaz de resgatar os valores humanos e sociais construídos culturalmente e estabelecidos em nossa constituição. Deste modo, como metodologia, para tentar alcançar a compreensão das consequências formativas do modelo esportivizado, bem como suas respectivas reflexões críticas, utilizamos uma pesquisa bibliográfica com base nas produções científicas já produzidas na área sobre a crise da Educação Física escolar. Concluímos que, criar no mínimo uma nova cultura para Educação Física será fundamental, que permita ao final de cada aula perguntar: eu proporcionei experiências educativas aos meus alunos que lhes possibilitem ser autônomos, capazes de transcender o status quo, fazendo uso de seus próprios entendimentos, se assim o quiserem?

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