Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal refletir sobre a formação e as experiências profissionais de professores universitários, formadores de professores, a partir do registro e da análise das vozes de professores aposentados do Curso Superior de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os objetivos específicos são: analisar a formação do profissional de Educação Física no contexto da crise de paradigmas, situando-a no debate cientifico contemporâneo, em especial no modo como a Educação e a Educação Física se relacionam com as questões atuais; analisar o modo como os docentes formadores interpretam a formação do professor de educação Física que atua no ensinno superior,a partir da reconstrução de suas próprias trajetótrias de vida, identificando os principais problemas que permeiam este processo e registrar e analisar a experiencia profissional dos professores formadores,a relaçao entre os saberes e as práticas educativas, os sabores e os dissabores enfrentados ao longo de suas trajetórias. Com relação a abordagem metodológica, optamos pelo uso da história ral temática, com o suporte da analise documental. Assim sendo, elegemos entre os 14 professores aposentados Curso de Educação Física da UFU, até o ano de 2003, cinco colaboradores, professores no curso de graduação, formadores de professores. Fizemos opção por ouvir diferentes vozes em termos de concepção de Educação Física, diferentes visões de mundo, procurando apreender visões diversificadas da temática abordada. São 3 homens e 2 mulheres, residentes em Uberlândia, que possuem idade entre 52 e 80 anos. A investigação apontou, dentre outras as seguintes conclusões: a) a formação do profissional de Educação Física está polarizada entre o paradigma do professor enquanto profissional liberal e a serviço do livre mercado e , do outro, o paradigma do professor comprometido com a escola, seja ela pública ou privada; b) apesar dos limites da Pós graduação a mesma constitui importante espaço e tempo de formação do professor universitário; C) é necessário compreender o papel insubstituível da experiência na trajetória da formação do professor; d) existe a necessidade de se criar um espaço de formação continuada do professor universitário no interior da própria Instituição de ensino Superior onde ele atua, para que o professor, juntamente com seus pares, possa contruir uma concepção de experiência pedagógica que valorize a troca, o compartilhamento capaz de unir o inicio com o fim, o novo com o velho, num processo dialético onde todos ensinam e aprendem. As trajetórias dos formadores revelaram que os processos formativos se cruzam, interagem, construindo e reconstruindo o ser professor, logo a formação das identidades profissionais são dinâmicas e compartilhadas.

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