Resumo

O presente estudo se propôs a investigar a relação entre o “Fórum Internacional de Ginástica Geral” da Universidade de Campinas/SP e o festival “Ginástica: Alegria na Escola” da Universidade Federal da Bahia. Para tratar das questões acerca da formação humana e da alegria nas aulas de ginástica, buscamos responder às seguintes questões: É possível nas atuais condições da formação de professores e de escolares tratar o conhecimento da ginástica voltada para alegria? Com que argumentos e proposições, numa perspectiva superadora balisada em um projeto educacional, podemos tratar o conhecimento da ginástica voltada para a formação humana e para a alegria?Para responder às questões acima levantadas, delimitamos três eixos para o estudo: a) teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem metodológica Crítica-Superadora para o ensino da educação física; b) a produção de conhecimento acerca da ginástica; e c) os Projetos “Ginástica: Alegria na Escola” da Universidade Federal da Bahia e o “Fórum Internacional de Ginástica Geral” da Universidade de Campinas-SP. Para tanto, demarcamos como objetivo geral de estudo: Reunir subsídios filosóficos, teóricos e pedagógicos que fundamentem a formação de professores de educação física, especificamente no trato do conhecimento da ginástica, comprometidos com a formação humana e a alegria na escola. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos a Análise dos Conteúdos de Bardin (1987), esta organizada em três fases: Pré-análise, exploração do material e por fim o tratamento dos resultados obtidos e a interpretação. A materialização deste trabalho científico vem ratificar que é possível difundir e promover a prática da ginástica de forma prazerosa comprometida com a formação humana para os alunos do ensino superior e básico.

Acessar