Formação Inicial de Graduandos em Educação Física: a Participação em Um Projeto de Basquetebol e Sport Education
Por Thomás Augusto Parente (Autor), Rafael Soares Bufalo (Autor), Mayra Matias Fernandes (Autor), Guy Ginciene (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Grande parte dos cursos de formação inicial em Educação Física abordam o ensino do esporte de forma tradicional, privilegiando a técnica e o processo de ensino por partes, o que mais adiante será reproduzido no ensino das aulas de Educação Física escolar (EFE). Entretanto, seguindo as tendências atuais da Pedagogia do Esporte, observa-se que o modelo do Sport Education (SE) destaca-se por proporcionar ao professor um meio de superar as barreiras encontradas no ensino do esporte nessas aulas. Objetivo: Avaliar a participação de graduandos em um projeto de extensão de ensino do basquetebol por meio do modelo SE. Método: A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e a coleta de dados realizada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados a partir do método de categoria de codificação. Participaram do estudo 19 alunos de graduação em EF membros do projeto de extensão da Unesp de Rio Claro. Resultados: Os resultados foram organizados em duas categorias: processo de formação (C1) e implementação do projeto (C2). Os principais resultados encontrados na C1 foram: o contato com o modelo SE foi importante para a formação inicial; o projeto de extensão proporcionou um espaço fundamental para construção e discussão do conhecimento; a falta de experiência com os conteúdos abordados, durante a formação inicial, dificultou o desenvolvimento do projeto. Na C2: o pouco tempo de desenvolvimento da proposta foi apontado como uma limitação; o modelo SE se mostrou como uma alternativa positiva para o ensino dos esportes. Conclusão: O modelo SE promoveu aos alunos de graduação uma visão diferenciada sobre o ensino do esporte na EFE, apontando para a necessidade de se trabalhar com as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte e a contribuição positiva para o professor em formação.