Resumo

Introdução: Grande parte dos cursos de formação inicial em Educação Física abordam o ensino do esporte de forma tradicional, privilegiando a técnica e o processo de ensino por partes, o que mais adiante será reproduzido no ensino das aulas de Educação Física escolar (EFE). Entretanto, seguindo as tendências atuais da Pedagogia do Esporte, observa-se que o modelo do Sport Education (SE) destaca-se por proporcionar ao professor um meio de superar as barreiras encontradas no ensino do esporte nessas aulas. Objetivo: Avaliar a participação de graduandos em um projeto de extensão de ensino do basquetebol por meio do modelo SE. Método: A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e a coleta de dados realizada por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados a partir do método de categoria de codificação. Participaram do estudo 19 alunos de graduação em EF membros do projeto de extensão da Unesp de Rio Claro. Resultados: Os resultados foram organizados em duas categorias: processo de formação (C1) e implementação do projeto (C2). Os principais resultados encontrados na C1 foram: o contato com o modelo SE foi importante para a formação inicial; o projeto de extensão proporcionou um espaço fundamental para construção e discussão do conhecimento; a falta de experiência com os conteúdos abordados, durante a formação inicial, dificultou o desenvolvimento do projeto. Na C2: o pouco tempo de desenvolvimento da proposta foi apontado como uma limitação; o modelo SE se mostrou como uma alternativa positiva para o ensino dos esportes. Conclusão: O modelo SE promoveu aos alunos de graduação uma visão diferenciada sobre o ensino do esporte na EFE, apontando para a necessidade de se trabalhar com as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte e a contribuição positiva para o professor em formação.

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