Formação Inicial de Licenciatura em Educação Física e o Processo de Inclusão de Alunos com Deficiência

Por Cláudia Barsand de Leucas (Autor).

Parte de Inclusão e Diferença . páginas 13

Resumo

A participação de pessoas com deficiência (PCD) em diferentes seg- mentos da sociedade brasileira tem promovido discussões sobre o seu acesso às conquistas sociais e à elaboração de proposições educacionais. A legislação brasileira vem propondo a inclusão dos alunos com deficiência na escola regular desde a Constituição de 1988 (BRASIL, 1988) e reafirmou essas conquistas em janeiro de 2016 quando entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) Brasil (2015), marcando assim, o início de um novo olhar sobre os brasileiros que tem deficiência.

A questão da inclusão de PCDs engloba muitas discussões nos di- versos setores da sociedade, por isso, o papel do professor tem se alterado amplamente nos últimos anos. Dessa forma, várias mudanças tornaram-se necessárias fazendo com que os mesmos estejam preparados para o processo de inclusão desse público.