Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.

REFERÊNCIAS

Celante AR. Notas sobre a pesquisa no cotidiano escolar acerca dos saberes na ação de professores de Educação Física. In: Gimenez R, Souza MT, organizadores. Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura; 2011. p. 27-46.

Betti M, Zuliani LR. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Rev Mackenzie Educ Fís Esporte. 2002;1:73-81.

Darido SC. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev Bras Educ Fís Esp. 2004;18:61-80.

Alarcão I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artimed Editora; 2001.

Marcellino NC. A teoria sociológica da decisão e a ação comunitária como estratégias de planejamento em ação. In: Marcellino NC, Zingoni PE, Pinto LMSM, organizadores. Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. Campinas: Papirus; 2007. p. 83-172.

Tubino M. As dimensões sociais do Esporte. São Paulo: Cortez: Autores Associados; 1992.

Santos BS. Para uma pedagogia do conflito. In: Freitas AL, Moraes SC, organizadores. Contra o desperdício da experiência. A pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre: Redes Editora Ltda; 2009. p. 15-40.

Geraldi CMG, Messias MGM, Guerra MDS. Refletindo com Zeichner: um encontro orientado por preocupações políticas, teóricas e epistemológicas. In: Geraldi CMG, Fiorentini D, Pereira EM, organizadores. Cartografias do trabalho docente. Campinas: ALB; 2011. p. 11-19.

Nóvoa A. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote; 1995.

Zeichner K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa; 1993.

Schön D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas; 2000.

Perrenoud P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora; 2002.

Nóvoa A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educ. Pesq. [online].1999;25:11-20. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a02.pdf.

Gimenez R. Século XXI: conquistas e perspectivas na formação de professores de educação física. In: Gimenez R, Souza MT, organizadores. Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura; 2011. p. 73-82.

Ciriaco ABC. Por uma raça mais forte, sã e viril: a institucionalização da formação de professores de educação física no estado de São Paulo (1901 -1934) [dissertação]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, História da Ciência; 2019.

Hobsbawm E. A era dos impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: ed. Paz e Terra; 1988.

Bourdieu P. Como é possível ser esportivo? In: Bourdieu P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero; 1983. p. 136-153.

Elias N. A gênese do desporto: um problema sociológico. In: Elias N, Dunning E. A busca da excitação. Lisboa: Difel; 1992. p.187-221.

Sérgio M. Epistemologia da motricidade humana. Lisboa, Cruz-Quebrada: Edições Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa; 1996.

Piccolo VLN. A formação de professores de Educação Física: desafios e propostas. In: Gimenez R, De Souza MT, organizadores. Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura; 2011. p. 127-140. 22. Dewey J. Como pensamos. Barcelona: Paidós; 1989.

Mello GN. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re) visão radical. São Paulo Perspectiva. 2007;14:98-110. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf. Acesso em: 1 dez 2020.

Libâneo JC. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez; 1998.

Durkheim E. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes (Coleção Textos Fundantes de Educação); 2012.

Acessar