Formação Inicial e Continuada em Educação Física Escolar: Proposta de Elaboração de Um Referencial Teórico Metodológico em Educação Física
Por Vânia Maria P. Rodrigues (Autor), Thiago Costa Torres (Autor), Fernanda Araújo Queiroz (Autor), Maria Solange de França (Autor), Jorge Alexandre M. de Oliveira (Autor), Maria Ione da Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
No sentido de construir uma proposta de intervenção pedagógica na educação física escolar por meio das trocas de experiências entre os docentes e discentes do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e professores da rede estadual e municipal do ensino fundamental, nos municípios de Pau dos Ferros e Apodi, o Projeto de Extensão visa contemplar os três eixos: formação das experiências, formação inicial e formação continuada em educação física escolar. O presente projeto mostra-se relevante, pois desenvolvemos em sua proposta (orientações teórico metodológicas) com foco na formação inicial (discentes) e formação continuada (professores do ensino fundamental), no sentido de fortalecer as relações entre a universidade e o contexto educacional. A princípio foi feito o levantamento do acervo bibliográfico. As estratégias percorrerão pelos grupos focais, seminários, palestras, oficinas e roda de conversas abrangendo os objetos de estudo da educação física escolar, perpassando pelas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa.