Formação Inicial em Educação Física na Cidade de Maringá: a Ginástica Geral em Questão
Integra
Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como os professores universitários de Maringá compreendem a ginástica geral e, quais saberes relacionados a ela julgam necessários à formação inicial em educação física. Para a coleta dos dados foi utilizado o método Delphi, tendo como participantes da pesquisa 15 docentes que atuam no ensino superior há no mínimo cinco anos. Os resultados da investigação indicam que a ginástica geral (GG) não alcançou o espaço desejado na formação inicial em Maringá, e que os professores apresentam diferentes níveis de compreensão acerca dessa manifestação. Constatamos ainda que, ao estabelecer sua concepção de GG, bem como os saberes necessários à formação inicial, os professores a relacionam com sua área de atuação e pesquisa. Evidencia-se, portanto, a necessidade de que os docentes universitários tenham conhecimento da GG com base no referencial teórico da área, para que possam promover sua legitimidade tanto no espaço acadêmico como escolar.