Resumo

Objetivo:
Analisar a formação inicial oferecida no curso de Educação Física do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh), na modalidade Licenciatura, identificar a adequação dessa formação para a atuação profissional e elaborar proposições para possíveis mudanças na formação inicial.

Métodos e resultados:
A pesquisa é descritiva, de abordagem qualiquantitativa. Trata-se de um estudo de caso que utiliza como instrumento de pesquisa questionário semi-estruturado dirigido aos egressos do curso de Educação Física do Unibh. A amostra é do tipo não probabilística, escolhida por acessibilidade, visto que, serão utilizados como dados da pesquisa todos os formulários respondidos. Foi utilizado o formulário do pacote de aplicativos Google Docs para organização das perguntas e envio do questionário, este envio foi realizado por e-mail. O formulário foi precedido por um texto contendo os objetivos do estudo e informações sobre o direito de participação anônima e voluntária no estudo. Ao enviar o formulário com as respostas o voluntário consentiu sua participação como sujeito da pesquisa. O instrumento de pesquisa foi testado através de um estudo piloto. O estudo encontra-se na fase de ajuste do questionário, que será aplicado nos meses de fevereiro e março de 2012.

Conclusão:
A pesquisa está em andamento, portanto, os resultados e conclusões serão apresentados durante o Congresso. A revisão de literatura sobre a formação inicial em Educação Física indica problemas nessa formação e sugere mudanças a fim de formar professores mais críticos e reflexivos. Além disso, há estudos que apontam a insatisfação de egressos com seus cursos de origem.