Resumo

O curso de graduação Licenciatura em Educação Física é a porta de entrada para a formação inicial de professores em nível superior. É um período responsável por envolver no processo de ensino e aprendizagem aspectos cognitivos, afetivos e de valores, reforçando atitudes significativas para toda a vida profissional. No contexto da formação inicial, deve haver relação de aproximação entre a universidade e a Educação Básica. Desse modo, a presente tese teve como objetivo analisar a interlocução existente entre a formação inicial de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior pública do Estado do Paraná e as exigências da realidade da Educação Básica. O contexto da pesquisa envolveu os docentes efetivos e os acadêmicos do 3° e 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja participação se deu por meio de entrevista semiestruturada com os docentes, questionário aplicado aos acadêmicos, especificamente construído e validado para a presente pesquisa, bem como a participação em um grupo focal. Em um primeiro momento, foi conduzida a análise qualitativa, por meio da seleção documental de materiais escritos, artigos, teses e dissertações como fonte de informações à questão de interesse da pesquisa. Em um segundo momento, foi realizada a caracterização e a análise dos documentos oficiais, examinando-se as Resoluções Nacionais, os Projetos Pedagógicos de Educação Física das Universidades Estaduais do Paraná e os PPs anteriores a 2016, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Em um terceiro momento, foram analisados os documentos técnicos, como planejamento anual das disciplinas e projetos de pesquisa e extensão em andamento ofertados pelos professores da IES. A técnica utilizada para exame dos documentos selecionados foi a de análise de conteúdo, selecionando-se como análise a unidade de contexto. Para a análise quantitativa utilizou-se de estatística descritiva e inferencial (frequência e porcentagem), valendo-se do software estatístico SPSS 25.0. Os resultados indicam que a formação inicial da Licenciatura em Educação Física da IES investigada atende aos aspectos legais, pelo cumprimento das horas mínimas instituídas para seus componentes curriculares e a integralização do curso. No entanto, foi possível observar que nem sempre o prometido e o registrado nos documentos se efetivam, dessa forma, o curso aproxima-se pouco da Educação Básica, futuro campo de intervenção. Diante disso, concluise que para que haja um envolvimento entre o curso de Licenciatura em Educação Física e a Educação Básica, o PP precisa ser planejado, estruturado e desenvolvido ampliando a aproximação de seus conteúdos e procedimentos com a Educação Básica, desde o início do curso, com a efetiva atuação docente direcionada à correção das incoerências e divergências apontadas na pesquisa.


 

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