Formação Inicial em Educação Física e a Construção de Saberes em Dança: Relações com a Extensão Universitária
Por Neusa Dendena Kleinubing (Autor), Jamile Dal Cin (Autor).
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar os saberes em dança construídos na formação inicial em Educação Física, a partir de atividades de extensão universitária. Com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, contou com a colaboração de quatro estudantes do curso de Educação Física que participavam de um projeto de extensão ofertado por uma universidade comunitária do oeste catarinense. O grupo focal foi utilizado como instrumento de coleta de dados e os resultados, analisados pela técnica de análise de temática, sinalizaram para a construção de saberes específicos da dança, além daqueles relacionados à prática pedagógica. Os colaboradores do estudo acenam para a extensão universitária como um espaço no qual ampliam seus conhecimentos e se preparam para a futura atuação pedagógica.
Referências
ALMEIDA, Luciane Pinho; SAMPAIO, Jorge Hamilton. Extensão Universitária: aprendizagens para transformações necessárias no mundo da vida. Diálogos. Brasília, v. 14, p.33-41, dez. 2010. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/2926/1836. Acesso em: 22 abr. 2016.
BASTOS, Jussara Braga. Considerações sobre técnica em dança em meio a dança contemporânea. Anais do III Encontro científico nacional de pesquisadores em dança. Comitê Interfaces da Dança e Estados do Corpo – Maio/2013. Disponível em: http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/4-2013-05.pdf. Acesso em 15 mar. 2015
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, n.1, p. 45-58, 2003. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/56. Acesso em 20 ago. 2009
COSTA-RENDERS, Elizabete C.; SILVA, Luciane Duarte da. A extensão e o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem na educação superior. In: SÍVERES, Luiz. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.
FINCK, Silvia Christina M.; CAPRI, Fabíola S. As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.2, jul./dez. 2011, p. 249-263. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2901. Acesso em 02 jun. 2016
GATTI, Bernardete. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./dez, p. 1355-1379, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em 27 mar. 2015
KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo. Educação Física escolar e dança: percepção de professores do ensino fundamental. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 193-214, out./dez. de 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/4610. Acesso em 14 jan. 2010.
MINAYO, Maria Cecília S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
NOZAKI, Joyce. M.; FERREIRA, Lilian. A.; HUNGER, Dagmar. A. Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física. Eletrônica de Educação, v.9, n.1, 2015, p. 228-241. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1175. Acesso em 18 jun. 2016
REZER, Ricardo; FENSTERSEIFER, Paulo E. Docência em educação física: reflexões acerca de sua complexidade. Pensar a prática, v. 11, n.3, p. 319-329, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/4960. Acesso em 10 mar. 2014
REZER, Ricardo. et al. Trabalho docente na educação superior: reflexões epistemológicas no campo da Educação Física... Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, out./dez. 2012, p. 891-908. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n4/v34n4a07.pdf. Acesso em 11 set 2014.
SANTOS, Marcos Pereira. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Conexão UEPG, v. 8, n. 2, 2012, p. 154-163. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/4547/3091. Acesso em 18 de jun. 2016
SARAIVA-KUNZ, Maria do Carmo. Dança e gênero na escola: formas de ser e viver mediadas pela educação estética. Tese de Doutorado. Lisboa: FMH, Universidade Técnica de Lisboa, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poiésis Pedagógica, v.9, n.1 jan-jun, 2011, p.07-19. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667. Acesso em 27 mar. 2015
SIEDLER, Elke. Dançarino/compositor na universidade: imbricamento entre pesquisa artística e acadêmica. Anais do III Encontro científico nacional de pesquisadores em dança. Comitê Dança e(m) Política – Maio/2013. Disponível em: http://www.portalanda.org.br/anaisarquivos/2-2013-03.pdf. Acesso em 15 mar. 2015
SÍVERES, Luiz. A extensão como princípio de aprendizagem. Diálogos, vol. 10, 2008. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/1946. Acesso em: 07 jan. 2013.
SÍVERES, Luiz. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. SÍVERIS, L. (Org.). Brasília: Liber Livro, 2013.